O Muro de Berlim é certamente uma das atrações mais famosas e que mais geram interesse na cidade. Conhecido em alemão como Berliner Mauer, ele foi construído pela Alemanha Oriental, a República Democrática Alemã (RDA), e dividiu Berlim em duas cidades entre 1961 e 1989. A destruíção do muro foi um dos momentos mais icônicos do século XX e por isso é compreensível todo o interesse dos turistas em cima dele.
Para deixar sua visita ao Muro de Berlim ainda mais cheia de contexto histórico, vamos listar aqui 10 curiosidades sobre ele.
1) Ele tinha um perímetro total de 155km, contando com 302 torres de observação, 259 cães de guarda, 20 Bunkers e vigiado por mais de 11000 soldados.
2) O muro foi construido ao redor dos setores ocidentais de Berlim, já que através deles as pessoas da RDA conseguiam fugir pra Alemanha ocidental. O muro cercava toda Berlim Ocidental, criando uma bolha de capitalismo dentro da RDA.
3) Um total de 5000 pessoas conseguiram escapar do Muro de Berlim durante sua existência, de estimados 10000 que tentaram… A maioria dessas pessoas usou documentos forjados e pagou de propina para passar, mas também teve gente que escapou de forma cinematográfica como a família que passou com uma zip-line por cima do muro.
4) Dessas pessoas que tentaram escapar, 138 morreram. Existem diversas homenagens e memoriais para essas pessoas ao redor de todo o muro.
5) Cidadãos da Alemanha Ocidental podiam entrar na RDA como turistas, mas o contrário era proibido. O dinheiro ocidental (na época, o Marco alemão) valia muito mais, mas todos que visitavam eram obrigados a comprar com um câmbio de 1/1.
6) É possível ver a separação causada pelo Muro de Berlim do espaço até hoje! Isso acontece porque a região da Berlim ocidental concentra as maiores regiões de compras e negócios, e também é onde se concentram as tradicionais lâmpadas de gás. Berlim tem 44 mil lampadas de gás e isso conta como 50% de todas as lâmpadas de gás utilizadas no mundo.
7) Berlinenses do Oeste usavam o muro como uma lixeira gigante, qualquer coisa que não queriam mais, jogavam por cima do muro e a RDA precisava lidar com isso, sem poder punir quem o fizesse.
8) O Muro de Berlim era na verdade 2 muros com uma região chamada de “Faixa da Morte” entre eles.
9) Em um ponto da Faixa da Morte havia uma igreja que foi completamente destruída e hoje existe um memorial construído com os antigos escombros da mesma, reciclados.
10) Existia um “muro subterrâneo”, um contra-túnel para evitar que pessoas fugissem por passagens por baixo da terra.