Site oficial do casal que vai a lugares
O que compramos em um supermercado na Polônia saindo de Berlim
O que compramos em um supermercado na Polônia saindo de Berlim

O que compramos em um supermercado na Polônia saindo de Berlim

Leitura em 11 minutos

A gente ama visitar supermercados em países novos que visitamos porque é uma oportunidade de mergulhar na cultura vendo a variedade de alimentos, bebidas e produtos que o povo local está consumindo. Esse é um passeio que sempre incluimos em qualquer viagem que fazemos, mas, às vezes, a gente também viaja especialmente para ir ao supermercado.

Foi o que aconteceu neste último final de semana quando fomos com nossos amigos do blog FTRC de Berlim até Kostrzyn nad Odrą, na Polônia, para fazer algumas comprinhas de mercado.

Vídeo completo com a nossa visita a um supermercado na Polônia

Como ir de Berlim até a fronteira com a Polônia de trem

Berlim, onde moramos, está a menos de 90km da fronteira com a Polônia e a gente acaba indo até lá com uma certa frequência só porque a gente pode fazer isso com facilidade. Vários trens saem de Berlim em direção a diferentes cidades na fronteira com o país vizinho e muitas dessas rotas estão incluídas no ticket federal do transporte público. O Deutschlandticket (D-Ticket ou 49-Euro-Ticket), é um bilhete de transporte público que cobre todos os meios de transporte locais. Ele é válido em todo território alemão e custa 49 euros por mês.

Como nós somos portadores do Deutschlandticket, decidimos ir até Küstrin-Kietz, na Alemanha, e caminhar os 4km restantes até a cidade vizinha do outro lado da fronteira. É um tipo de passeio que a gente gosta bastante de fazer e já fizemos diversas vezes. Quem nos conhece sabe que andamos mais que notícia ruim. Tanto que, na verdade, a gente poderia ter pego o ônibus que conecta as duas cidades completando a linha do trem e ainda está coberto pelo D-Ticket, mas optamos por esticar as pernas um pouco.

Nossa jornada foi bem rápida e, em pouco mais de uma hora, saímos de Berlin-Ostkreuz e chegamos em Küstrin-Kietz com o trem regional da linha RB26. Esse trem sai de S-Ostkreuz ou S+U-Lichtenberg a depender do horário, então vale checar onde fica mais perto para você e adaptar sua partida.

Chegando na Polônia, o único mercado da cidade que estava aberto era o Intermarche, já que fizemos esse passeio em um Domingo e é bem comum que o comércio feche nesse dia.


Tenha acesso a internet em Helsinki!

O que é interessante comprar nos supermercados na Polônia

Como em qualquer lugar no mundo, você pode aproveitar sua visita a um supermercado na Polônia para conhecer os pratos e sabores típicos da região. O país parece ter um carinho especial pelos seus embutidos, então recomendo uma visita ao balcão refrigerado. Mesmo que você não fale polonês, sempre dá pra tentar em alemão se você estiver na fronteira ou na base da mímica mesmo: aponte para o que você quer e faça os números com os dedos para indicar a quantidade desejada. Sempre funciona.

Nos mercados poloneses também sempre encontramos uma variedade incrível de opções de vodca que é a bebida alcóolica mais pupular do país e a gente sempre indica a Zubrówka caso você esteja querendo provar algo local. Se você encontrar a Zubrówka Bison Grass, melhor ainda porque ela é saborizada com uma erva especial que traz todo um leque de sabores a tona.

O que nós sempre compramos no supermercado na Polônia

A gente já provou muitos sabores do país vizinho ao longo dos anos que moramos na Alemanha, então já temos nossos favoritos, mas nunca deixamos de espiar os setores de lanches para ver as novidades. Desta vez compramos uma porção de queijos defumados e cogumelos pelo precinho camarada. Também aproveitamos para provar sabores diferentes de batatinhas fritas: a de manteiga foi excelente e a de Goulash foi como comer um ensopado de carne em forma de salgadinho.

Também sempre aproveitamos para estocar mostardas porque as polonesas são muito especiais e gostosas, além de estocar algumas cervejas artesanais que são muito mais presentes na Polônia do que na Alemanha.

Ah, e claro que a gente nunca vai embora da Polônia sem pelo menos 1kg de Pierogi congelados!

Porque pode ser interessante para você viajar até a Polônia para ir no supermercado

Se você mora e trabalha na Alemanha, você provavelmente ganha seu salário em Euros, mas a Polônia não adotou essa moeda e utiliza złoty. Isso significa que a gente consegue pagar bem baratinho pelas compras de mercado na Polônia, já que atualmente a moeda polonesa vale 0,25 centavos de Euro (pela cotação na data da publicação deste texto). Basicamente você pega todos os preços do mercado e divide por 4 para saber qual o valor em euros.

Os supermercados que já visitamos estão sempre bem abastecidos de belas frutas e legumes, além de uma seleção de remédios sempre à disposição perto dos caixas. Há quem viaje até a Polônia para estocar cigarros também, aí fica a seu critério.


Quando fomos da Alemanha para a Polônia a pé em 2022

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.