Site oficial do casal que vai a lugares
Como ir de balsa até Tallinn, saindo de Helsinki

Leitura em 12 minutos

Em Janeiro deste ano fomos convidados para conhecer Helsinki e, em um dos dias que estivemos por lá, pegamos a balsa para Tallinn. Sem dúvida nenhuma, uma das melhores coisas a fazer ao visitar qualquer uma destas cidades é fazer uma viagem de bate e volta para a outra: você pega um barco por pouco mais de duas horas e já está em outro país! Se você está se perguntando como ir de balsa até Tallinn, saindo de Helsinki, esse pequeno manual á para você!

Esta jornada entre as duas capitais foi proporcionada a nós pelo Visit Tallinn e a Viking Line.
Nosso vídeo com toda a jornada de balsa até Tallinn e um passeio compacto pela cidade

A parte burocrática do passeio indo de balsa até Tallinn, saindo de Helsinki

A travessia de balsa de Helsinki para Tallinn é uma jornada bastante popular tanto para viajantes que desejam explorar a Finlândia ou a Estônia, quanto para os locais buscando fazer compras, principalmente os finlandeses querendo comprar as bebidas alcoólicas mais baratas na capital estoniana.

Nós pegamos a balsa pela manhã no Terminal Katajanokan em Helsinki que é facilmente acessível pelo bonde número 5, que você pode pegar pertinho da Estação Central de Trens de Helsinki.

Nós fizemos a travessia com a Viking Line, mas outras duas empresas operam nesta rota. Dependendo da época do ano, a empresa oferece 2 ou 3 partidas diárias de Helsinki para Tallinn e no caminho reverso. Os horários de partida funcionam super bem para uma viagem de um dia.

Os horários de partida e chegada na nossa jornada foram os seguintes:
Helsinki > Tallinn: das 10h30 às 13h
Tallinn > Helski: das 17h às 19h30

O embarque na balsa que vai de Helsinki a Tallinn

Com os tickets em mãos se certifique de qual terminal saem os barcos da empresa que você escolheu, já que os portos são bem distantes um do outro. Nós chegamos ao terminal com mais ou menos 1 hora de antecedência para garantir um embarque tranquilo e sem correria.

Para evitar stress na hora de embarcar, é importante já ter reservado o ticket online com uma certa antecedência, principalmente porque quanto antes você comprar seus tickets, mais baratos eles serão. Fomos informados que os tickets mais em conta custam apenas 6 euros para aqueles que viajam sentados nas áreas coletivas do barco e compraram as passagens alguns meses antes da travessia.

Também existem opções mais confortáveis em cabines privativas na primeira classe, com camas e banheiro exclusivo.

Vistos para brasileiros na Finlândia e Estônia

Como Tallinn e Helsinki estão na Área de Schengen da Europa, você não precisa aplicar para um visto extra viajando com passaporte brasileiro ou europeu. Brasileiros tem direito a permanecer até 90 dias nessa área apenas como turistas. Inclusive, nós não vimos postos de controle de segurança, nem alfândega, nem nada parecido, nem saindo da Finlândia e nem chegando na Estônia de barco.

A balsa que vai de Helsinki a Tallinn

A viagem em si dura ao redor de 2 horas e meia, mas a balsa é tão grande grande e confortável e tinha tanta coisa pra fazer a bordo que nem vimos o tempo passar. Ainda mais com a vista do mar Báltico congelado, que foi uma das coisas mais lindas que já vimos.

Dentro do barco tem uma variedade enorme de coisas para fazer, ver e comprar. São múltiplos restaurantes, cafés e bares, encontramos um bar com Karaokê e uma balada dentro da balsa que utilizamos. Fora isso, também tem lojas duty-free, áreas de entretenimento, espaço kids, lounges e um deck do lado de fora para curtir o ar fresco. Nós visitamos cada cantinho do barco para conhecer todas as opções e isso já foi entretenimento o suficiente durante a travessia.

Comida na balsa que vai de Helsinki a Tallinn

Dentro da balsa, nossa atividade favorita foi o buffet livre de brunch a bordo! Nós nunca vamos esquecer deste café da manhã com vista para o mar congelado, isso sem mecionar a comida. Nossa refeição foi incrível, não só pela variedade de pratos disponíveis, como pela qualidade deles. Tudo que provamos estava delicioso, fresquinho e feito com capricho. Infelizmente não conseguimos experimentar tudo justamente pela quantidade de opções. Nós encontramos diferentes pratos comuns de café da manhã ao redor do mundo, como pães, ovos e panquecas, e também alimentos típicos da região, como salmão e outros frutos do mar. Esse buffet tinha uma variedade incrível de bebidas também, entre cafés, chás, leites, refrigerantes variados e bebidas alcóolicas como cerveja e vinho. O valor por pessoa é de 26 euros no sistema de all you can eat.

Depois do nosso café da manhã espetacular, a equipe da balsa nos recebeu com chaves para a nossa cabine privativa. Nosso cantinho tinha 4 camas e um banheiro com chuveiro. Essa privacidade foi muito boa para descansarmos principalmente na volta para Helsinki depois de um dia cheio explorando Tallinn.

Tenha acesso a internet em Tallinn!

Passeio de um dia em Tallinn, em um bate e volta de Helsinki

Quando desembarcamos em Tallinn fizemos uma caminhada gostosa de 20 minutinhos e já chegamos no Centro Histórico da cidade, onde nossa exploração começou pra valer.

Rota de caminhada para ir do Porto de Talín para o Centro Histórico da cidade

Quando a gente chegou em Tallinn, foi como entrar num conto de fadas. A cidade velha é linda demais, com aquelas ruazinhas de pedra e prédios antigos. A cidade velha de Tallinn é, inclusive, um Patrimônio Mundial da UNESCO e lá você consegue se transportar no tempo até a Idade Média. Isso acontece porque apenas 7% da área foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, então quase tudo que você ver por lá é original.

Foi uma experiência que com certeza vamos lembrar pra sempre e que ficou com um gostinho de quero mais já que tivemos apenas 4 horas para explorar a cidade.

Visitando Tallinn no inverno

O inverno em Tallinn é bem rigoroso. Este ano as temperaturas beiraram os -30°C com uma certa frequência e, de modo geral, os dias tem temperaturas ao redor de -10°C. Por isso é preciso se vestir muito bem, com várias camadas de roupas, luvas, cachecol e touca, e investir em um bom casaco de inverno.

O lado bom do inverno rigoroso é que tudo fica especialmente lindo: as ruas da cidade ficam todas cobertas de neve, criando uma atmosfera mágica. As paisagens são espetaculares, especialmente quando o sol se põe e o céu fica todo cor-de-rosa e alaranjado. É uma época única, que nos faz apreciar a beleza e a magia do frio enquanto passeamos observando pilhas e pilhas de neve em todo lugar.

Em resumo, a viagem de balsa de Helsinki para Tallinn é uma experiência conveniente, que oferece a oportunidade de explorar duas capitais européias em uma única viagem.