Site oficial do casal que vai a lugares
Nossas férias de inverno em Muonio, na Lapônia Finlandesa
Nossas férias de inverno em Muonio, na Lapônia Finlandesa

Nossas férias de inverno em Muonio, na Lapônia Finlandesa

Leitura em 21 minutos

Nunca imaginamos que um dia a gente ia ter férias de inverno na Lapônia, mas foi uma das melhores coisas que já fizemos!

A Lapônia é uma região mágica no extremo norte da Finlândia, cheia de florestas, lagos cristalinos e colinas cobertas de neve, tudo pintado com as mais lindas cores da natureza. Nós passamos três dias em Muonio, que fica 200km ao norte do Círculo Polar Ártico e ficamos de boca aberta com todas as paisagens.

Durante a nossa passagem por lá, fomos gentilmente recebidos pelo Harriniva Adventure Resort que, além da hospedagem, arranjou para nós todas as refeições, transporte, passeios e atividades e o mais importante: roupas adequadas para o frio de lá.

Esta aventura foi proporcionada a nós pelo Discover Muonio e os Resorts Harriniva.
Nosso vídeo com as nossas experiências na Lapônia

Onde fica Muonio?

Muonio fica 200km ao norte do Círculo Polar Ártico, na Lapônia Finlandesa. Essa cidade fica na fronteira com a Suécia e é certamente o lugar mais ao norte que já estivemos.

A Lapônia é super conhecida pela natureza fabulosa e seus invernos belíssimos com árvores cobertas de neve, lagos congelados e a aurora boreal. Mas quando falamos de cidades, a mais famosa é Rovaniemi com a sua Aldeia do Papai Noel e multidões de turistas. Muonio nos presenteou com uma pegada bem diferente, focada mesmo na natureza e na fuga da agitação das grandes cidades.

A cidade em si é basicamente um vilarejo com pouco mais de 2000 mil habitantes humanos e 6000 renas.

Como chegar em Muonio para suas férias de inverno na Lapônia

Para chegar em Muonio você pode fazer como a gente e pegar o trem noturno de Helsinki até Kolari, a estação mais ao norte da Finlândia. A companhia finlandesa de transporte ferroviário VR faz essa rota diariamente durante o inverno e várias vezes por semana no verão.

De Kolari nós pegamos o ônibus que liga a cidade a Muonio. Esse ônibus é parte do transporte público da região, mas funciona mais como um táxi, então você precisa reservar com antecedência. As reservas podem ser feitas pelo telefone +358 40 0793112 (24 horas por dia, 7 dias por semana) ou pelo e-mail taksi@taksimuonio.fi. Você também pode comprar os ingressos pelo site da empresa que presta esse serviço. Se você chegar a Kolari sem um transporte esperando por você, não se preocupe: tem um ponto de táxi na estação de trem. Vai sair bem mais caro, mas você não vai precisar ir a pé.

Alguns hotéis como o Harriniva Adventure Resort podem arranjar esse transporte para você, assim como fizeram para nós.

Quão frio faz em Muonio na Lapônia

Quando nós fomos convidados para conhecer a Lapônia, imediatamente começamos a nos referir a essa viagem como nossa ida ao ✨Polo Norte✨ e a nos preparar para o frio que iríamos viver. No norte da Finlândia os invernos tem temperaturas médias que giram ao redor dos -20°C, mas podem chegar aos -40°C facilmente.

Enquanto nós estivemos lá, em Janeiro de 2024, pegamos -36°C em um dos dias. Os outros dois foram um pouco mais quentinhos e estava apenas -30°C. O quão frio vai estar na sua visita vai depender muito das condições climáticas na época, mas recomendo se preparar bem para temperaturas muito frias. Apesar do frio, nós demos muita sorte e todos os dias foram de sol e céu azul.

Eu diria que a melhor época para visitar Muonio é o inverno mesmo, para experienciar esse clima e visual que não estamos necessariamente acostumados. As belezas naturais estão lá o ano inteiro, claro, mas no inverno a experiência se torna mais inesquecível com a combinação do visual, com os esportes e atividades de inverno e a possibilidade de testemunhar a aurora boreal.


Tenha acesso a internet na Finlândia!

As melhores atividades nas nossas férias na Lapônia

Como a gente ama a natureza e estar ao ar livre, tirar férias de inverno na Lapônia foi perfeito para nós. A quantidade de atividades ao ar livre em um frio tão intenso pode surpreender você, mas era justamente isso que a gente estava buscando. Todas as atividades que fizemos são organizadas pelo Harriniva Adventure Resort.

Huskies na Lapônia

Os huskies são cãezinhos muito populares na Finlândia, principalmente na Lapônia. Por isso, nós fomos conhecer o canil do hotel, onde são criados dezenas dessas bolinhas de pelo e energia.

Hoje eles são usados para atividades como corridas de trenó e passeios com turistas, coisas que você pode fazer no Harriniva. Mas, historicamente, os huskies têm um papel muito importante na cultura e na vida cotidiana dos povos indígenas da Lapônia, como os Sámi. Eles eram e ainda são utilizados para transporte em terrenos nevados e como parceiros de caça. 

As raças mais comuns de huskies são as que conhecemos no resort: o Husky Siberiano e o Husky Finlandês. Eles são muito fortes, ativos e muito resistentes ao frio. Enquanto a gente andava por lá com 20 peças de roupas, os cãezinhos estavam tranquilos apenas com os seus pelos. Nós notamos que eles preferem ficar correndo pelo pátio deles ao invés de se abrigar nas casas quentinhas deles.

Nós amamos cada segundo brincando com os filhotes de husky, ou pelo menos assistindo eles correndo enlouquecidamente de um lado para o outro. Essa experiência só foi possível no nosso tour para criação de conteúdo, normalmente os hóspedes não têm acesso ao canil e aos filhotes.

A importância das renas para a Finlândia

Uma das atividades que o Harriniva organizou para a gente foi a visita à Fazenda de Renas Torassieppi em Muonio. Nós passamos um tempão por lá fazendo carinho nas renas e alimentando elas com o lanchinho favorito das chifrudas: musgo seco. Eu amo um bom passeio com bichinhos, então esse foi certamente um dos momentos mais legais da viagem.

Mas as renas não são bichinhos de estimação na Finlândia, elas têm uma importância fundamental na cultura, economia e ecologia do país, especialmente na região da Lapônia. 

A criação de renas tem sido uma parte essencial da cultura e estilo de vida dos Sámi (povo indígena da região ártica da Lapônia) por séculos. As renas são extremamente importantes, pois elas fornecem carne, leite, pele e até mesmo transporte para os Sámi. Na Fazenda de Renas Torassieppi em Muonio tem também uma casa de mais 100 anos que é um museu. Nele você pode aprender sobre a vida dos pastores de renas.

Pode parecer estranho, mas a carne de rena é uma iguaria local que é exportada para outros países. Na Finlândia as renas fazem mais ou menos o mesmo papel que as vacas têm em outros locais do mundo.

Caminhada na neve

Tirando os bichinhos, nossa atividade favorita foi sem dúvida a trilha que fizemos no Parque Nacional Pallas-Yllästunturi com “raquetes de neve” nos pés para ajudar na caminhada. Quem nos conhece sabe que andamos mais que notícia ruim, então poder caminhar em uma paisagem tão inusitada para nós foi muito especial.

Durante essa caminhada duas coisas muito interessantes aconteceram: primeiro que ao subir em uma colina a temperatura aumento significativamente para -18°C. Segundo que o sol começou a se por e as cores nos pegaram desprevinidos com tanta beleza. O reflexo das cores do sol na neve branquinha é uma imagem que nunca vamos esquecer.

Nunca vamos esquecer as cores da Lapônia

Aurora boreal na Lapônia

A Lapônia Finlandesa é um dos melhores lugares do mundo para testemunhar a Aurora Boreal, um espetáculo natural incrível causado pela interação de partículas solares com a atmosfera terrestre.

Durante nossa passagem por Muonio, descobrimos que o ar lá é oficialmente o mais puro do mundo, de acordo com cientistas. Além disso, o clima foi sem nuvens enquanto a gente esteve por lá e esses fatores facilitaram a vizualização da Aurora Boreal.

Nas duas noites que saímos para procurar as luzes do norte, teve tanta atividade no céu que a gente só precisou ir até o pátio do hotel para perceber a aurora.

Mas você sabia que essas cores não são o que vemos com os olhos? Em geral essas cores só aparecem nas fotos de longa exposição. O que a gente vê na vida real parece mais com uma nuvem verdinha do que com essa dança de cores espetacular que vemos nas fotos. Confesso que eu não sabia disso e a minha expectativa era de ver o céu brilhando mesmo. Fui enganada pelas fotos de redes sociais. Mas dizem que as auroras de nível máximo podem ser vistas a olho nu, então espero que um dia a gente consiga ver uma dessas 🥰

Saunas e mergulho no lago congelado

É claro que não podemos esquecer das saunas! A tradição da sauna na Finlândia é antiquíssima. Descobrimos nessa viagem que, no passado, as saunas eram utilizadas para propósitos práticos, como lavar roupa e fazer partos. Ao longo dos anos a sauna se tornou uma prática social e hoje elas são partes fundamentais da cultura da Finlândia e da rotina local. A conexão dos finlandeses com a sauna é tão intensa que elas estão por absolutamente toda parte. Você encontra elas em casas particulares, hotéis, apartamentos, escritórios, barcos e até mesmo em um Burger King e em uma roda gigante em Helsinki!

Durante nossa visita a Muonio, conhecemos o Arctic Sauna World. Lá nós entramos de cabeça, quase literalmente, na cultura finlandesa. Mesmo com todo o frio, decidimos entrar em um buraco no gelo da superfície do lago Jerisjärvi congelado. Essa atividade é rotineira por lá, o povo fica alternando entre a sauna e o lago congelado. Dizem que esse choque térmico faz bem para a circulação e relaxa o corpo. Nós não nos demos muito bem nessa primeira tentativa, quem sabe no futuro o relaxamento venha também.

Nossa experiência entrando no lago congelado na Finlândia

Onde nos hospedamos durante nossas férias na Lapônia Finlandesa

Nós fomos convidados para esta viagem juntamente com outros criadores de conteúdo para passar três dias em Munonio e conhecer os Resorts Harriniva.

Esta empresa tem três resorts diferentes na região e cada um deles oferece atividades diferentes, seu próprio restaurante interno e acomodações especiais. Nós conhecemos todos eles e, portanto, aproveitamos as particularidades de cada um. Nos hospedamos no Harriniva Adventure Resort e curtimos os huskies por lá, passamos uma manhã no Torassieppi Eco Reindeer Resort brincando com as renas e aprendendo sobre a vida dos pastores e, por último, fomos ousados entrado no lago congelado no Jeris Lakeside Resort. Todos esses resorts oferecem programas de aventura de uma semana com tudo incluso, até mesmo todas as refeições.

Passamos a maior parte do nosso tempo no Harriniva Adventure Resort mesmo e é fascinante que, apesar de o hotel estar a apenas 3 km do centro da cidade de Muonio, a gente nem nota. O hotel fica na beira de um rio na fronteira com a Suécia e parece estar perdido na natureza selvagem mesmo. É o local perfeito para descansar e relaxar.

Mas, além da paz, o resort também oferece um leque imenso de atividades para preencher o seu tempo. Você pode fazer todas atividades que fizemos e coisas como snowmobiling, pesca no gelo, esqui cross-country e outros esportes de inverno, além dos passeios de trenó puxados por huskies ou renas.

Os guias especializados do resort garantem que cada atividade seja inesquecível e segura para participantes de todos os níveis de habilidade.

Como nos vestimos nas nossas férias de inverno na Lapônia Finlandesa

Sem dúvida nenhuma a maior comodidade dos resorts Harriniva é o fato que eles tem um guarda-roupas imenso com todo o equipamento necessário para os hóspedes se protegerem do frio ártico sem custo aidicional. Todos os resorts oferecem aos hóspedes macacões de inverno e botas de inverno de todos os tamanhos, além de balaclavas e luvas grossas de couro.

Assim fica muito mais fácil planejar sua mala e também corta bastante os custos já que você não vai precisar comprar roupas tão específicas. Ainda assim, você precisa ter suas próprias camadas internas como segunda-pele térmica, meias térmicas e tudo o mais para manter você quente dentro do macacão do hotel.

Veja aqui todas roupas que usamos:

Trecho do nosso vídeo com todas peças de roupa necessárias no inverno da Lapônia Finlandesa

Nossa viagem ao ✨Polo Norte✨ foi muito mais mágica e especial do que nós poderíamos imaginar. Se você tiver a oportunidade de conhecer esta parte do mundo, faça isso. Você nunca vai esquecer.

Agradecemos mais uma vez a cada um que acompanha o Alemanizando, sem vocês nada disso seria possível, e ao Discover Muonio e os Hotéis Harriniva pelo convite e pelo carinho que tiveram por nós durante todo o processo. ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.