Na Alemanha existem diferentes tipos de impostos, como o Einkommensteuer (imposto sobre o rendimento), o Gewerbesteuer (imposto comercial) e o Umsatzsteuer (imposto sobre o valor acrescentado). Estes impostos são a fonte de receitas mais importante do governo e esse dinheiro é usado para pagar por coisas que beneficiam todo mundo, como a segurança social, a educação, os cuidados de saúde e a construção de estradas e transporte público.
O sistema de impostos da Alemanha tenta dividir os custos de forma justa e isso fica mais claro quando olhamos especificamente para o imposto de renda.
Diferentes taxas de imposto de renda na Alemanha (em 2024)
Na Alemanha existem diferentes taxas de imposto e o imposto de renda é calculado com base no quanto cada pessoa pode pagar. Isto significa que os diferentes níveis da escala fiscal têm diferentes taxas de imposto: quanto maior for a renda, maior a proporção do imposto em percentagem que pagam.
Isso também significa que indivíduos só pagam impostos se estiverem em condições de fazer isso. Na prática, o valor mínimo para sobrevivência não é tributado – só paga imposto quem ganha mais de 11.604 euros por ano.
Em resumo: considerando quem ganha mais de 11.604 euros por ano, se duas pessoas têm o mesmo salário, elas pagam a mesma porcentagem de impostos. Mas, se alguém ganha mais dinheiro, essa pessoa paga uma porcentagem mais elevada. Ou seja, quanto mais você ganha, mais imposto paga.
Todos os que ganham dinheiro na Alemanha devem pagar ao governo uma proporção dos seus rendimentos acima de 11.604 euros por ano. Os trabalhadores têm de pagar imposto sobre o rendimento da mesma forma que os aposentados ou os trabalhadores autônomos.
Renda | Taxa de imposto |
Menos que 11.604 euros anuais | 0% |
De 11.604 até 66.760 euros anuais | 14% to 42% |
De 66.761 até 277.825 euros anuais | 42% |
Mais de 277.826 euros anuais | 45% |
Salário bruto e líquido
Trabalhar na Alemanha significa que vários impostos são deduzidos diretamente do seu salário bruto (Brutto, em alemão) antes de você receber o salário líquido (Netto, em alemão).
Os pagamentos regulares de impostos são deduzidos do salário dos funcionários e registrados em seus contracheques; esses valores representam parcelas antecipadas do imposto de renda. Todos os funcionários são agrupados em classes fiscais. Isto permite ter em conta a situação individual dos contribuintes – por exemplo, se não têm dependentes ou família – no cálculo das deduções fiscais do seu salário.
Os impostos são descontados todo mês do salário dos trabalhadores e aparecem nos seus contracheques. Esses descontos são adiantamentos do imposto de renda. Seu recibo de pagamento listará exatamente quanto foi deduzido. Porém, para ter uma ideia antecipada dos valores, você pode usar calculadoras de valor bruto na Internet.
Os empregadores deduzem o imposto sobre o rendimento e as contribuições sociais da remuneração bruta dos seus empregados e transferem os valores diretamente para a administração fiscal antes de transferirem o salário líquido para as contas bancárias dos seus empregados. A princípio você não precisa se preocupar com nada disso, já que o seu imposto já está pago.
No entanto, mantenha todos os documentos fiscais em local seguro, pois no final do ano fiscal você pode apresentar uma declaração de imposto à repartição de finanças (Finanzamt) e, se tiver pago excesso de imposto, você receberá um reembolso.
Declaração de Imposto de Renda na Alemanha
Após o final de um ano civil, você pode solicitar ao estado que verifique se você pagou excessivamente seu imposto de renda. Para fazer isso, você envia sua declaração de imposto de renda ao Finanzamt e declara quanto ganhou no ano anterior e quanto de imposto seu empregador transferiu para a administração fiscal em seu nome.
Se você tem apenas um empregador, você não precisa fazer isso. Mas, em alguns casos, a declaração fiscal é obrigatória, por exemplo, se você trabalha para vários empregadores ou é profissional autônomo/freelancer.
Como a maioria das pessoas recebe dinheiro de volta do Estado quando declara seu imposto, vale fazer sua declaração de imposto de renda, mesmo que isso não seja obrigatório.
Você pode fazer sua declaração de Imposto de Renda utilizando os formulários disponibilizados pela sua administração fiscal local ou pelo programa ELSTER disponibilizado gratuitamente.
Taxfix: A solução para a sua declaração de Imposto de Renda na Alemanha
Este trecho do texto é patrocinado
A gente sabe que a maioria das pessoas tem medo de fazer sua própria declaração de imposto de renda. É o medo de cometer erros ou até mesmo de ter problemas com o Finanzamt. A verdade é que 9 em cada 10 pessoas recebem um reembolso quando apresentam a sua declaração e, em média, cada um que apresenta uma declaração fiscal na Alemanha, recebe 1.095 euros de volta.
O Taxfix oferece uma solução com o aplicativo fiscal que ajuda todos a obter o melhor reembolso possível sem stress e sem perda de tempo. Em média, você pode preencher sua declaração de imposto de renda em menos de 30 minutos utilizando o app – independentemente de ter ou não algum conhecimento tributário.
Com o Taxfix, você pode apresentar sua declaração de imposto de forma rápida e sem papel, de qualquer lugar, via aplicativo ou navegador.
O processo é bem simples. Primeiro você fornece informações sobre sua situação fiscal de acordo com o processo de perguntas e respostas adaptadas especificamente ao seu caso tributário. Depois você receberá imediatamente um cálculo gratuito do seu reembolso estimado. No final, se você optar por enviar seus impostos nesse momento, o app envia sua declaração de imposto à repartição de finanças local. Assim que o Finanzamt processar sua declaração, seu reembolso potencial será pago em sua conta e você receberá todos os documentos oficiais relacionados.
Utilizando o Taxfix você pode fazer você mesmo todo o processo sozinho ou enviar todos seus documentos para o sistema e um contador independente preparará e enviará sua declaração de imposto para você através do Taxfix por uma taxa a partir de €59.99.