Fim de ano na Alemanha é época de mercados de natal e todos eles tem um cheirinho inconfundível no ar: o cheiro de Glühwein, o vinho quente alemão.
Essa receita alemã aquece nossos corpos gelados nos dias mais frios do ano e é super simples de preparar!
O Glühwein (pode ser traduzido bem livremente como “vinho incandescente”) é uma bebida tradicionalmente consumida nos países de língua alemã (também na região da França conhecida como Alsácia) durante as semanas que antecedem o Natal.
A receita tradicional de Glühwein consiste em vinho tinto aquecido e temperado com canela em pau, cravo, alguma fruta cítrica e açúcar, mas atualmente existem infinitas variações da bebida. Ela é muitas vezes consumida “mit Schuss”, ou seja, com uma dose de alguma bebida destilada como rum ou Amaretto. Em algumas regiões da Alemanha costuma-se substituir o vinho de uvas por outras frutas como vinho de mirtilo ou vinho de cereja. Além disso, também é possível substituir o vinho tinto pelo vinho branco.
Outra variante muito popular do Glühwein é o Feuerzangenbowle. Ambas bebidas compartilham a mesma receita, mas o Feuerzangenbowle é servido com uma pedra de açúcar encharcada em rum posicionada acima da caneca e em chamas, para que derreta dentro da bebida.
Receita tradicional de Glühwein (6 porções)
Ingredientes:
- 1l Vinho tinto
- 500ml Água
- 10 Cravos
- 2 Canela em pau (aproximadamente 7cm cada)
- 1 Laranja
- Açúcar a gosto
Preparo:
- Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo médio até a fervura.
- Diminua o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos.
Dicas:
- Não cozinhe por muito tempo, caso contrário a bebida pode ficar amarga.
- Você também pode incluir outros ingredientes como baunilha e estrelas de anis.
- O vinho mais adequado para esta receita é o suave.